Preparamos uma série de dicas e curiosidades sobre o que acontece no seu corpo no primeiro trimestre de gestação. Vem ver!
Você está grávida? Enquanto uma verdadeira revolução acontece no seu corpo, outra se passa na sua vida pessoal. Planejada ou não, a maternidade é uma experiência transformadora, que merece ser vivenciada em sua plenitude. Preparamos para você, futura mamãe (!), uma série de dicas e curiosidades sobre os efeitos da gravidez no seu corpo durante primeiro trimestre de gestação (até a 12a. semana) para ajudar nesse momento de tantas dúvidas. A barriga ainda não aparece, por outro lado, acontecem muitas transformações.
Confirmada a gravidez, o enxoval e a escolha do nome podem esperar. Você terá tempo para isso. O primeiro passo é agendar uma consulta com o ginecologista ou obstetra para que realize o seu pré-natal. Lembre-se: durante a gravidez, se cuidar é cuidar também do seu bebê. Ao visitar seu médico, tire todas as suas dúvidas e prepare-se para ouvir pela primeira vez o coração do seu bebê e se emocionar. Aliás, você já deve ter notado que as emoções estão à flor da pele, assim como as alterações de humor, não é? Uma hora você está em êxtase por estar grávida. Em seguida, começa a chorar de medo do que vem por aí! A TPM deve estar parecendo moleza perto disso. Encare como um treino: altos e baixos podem durar toda a gravidez e algum tempo depois que o bebê nascer. Bem-vinda ao clube!
No comecinho da gestação também começam os famosos enjoos. Eles são normais e acontecem por causa hormônio da gravidez beta-hCG, que é produzido pelo desenvolvimento da placenta. Outros fatores, como baixo açúcar no sangue, aumento na acidez estomacal, estresse e cansaço também podem contribuir. Vontade de tirar uma soneca no meio do expediente? Normal, assim como o inchaço, as dores de cabeça, os seios super sensíveis e a vontade de fazer xixi a todo momento. Conforme o útero vai crescendo, pode ser que você sinta algumas fisgadas e cólicas também. Mas essa fase vai passar! Agora, se você não sentir nada disso, considere-se sortuda e não se preocupe: cada gravidez é uma!
Os três primeiros meses são os mais delicados. Aproveite cada oportunidade que tiver para descansar e, caso queira realizar alguma atividade física, converse antes com o seu médico. Nas primeiras semanas, algumas mulheres sentem um certo temor com a perspectiva de se tornar mãe: ficam cheias de questões e até de sentimentos conflitantes em relação ao bebê. Se é o seu caso, fique tranquila: isso é normal e você terá muito tempo para se acostumar com a ideia e se preparar para receber seu filho.
Separamos algumas dicas para te ajudar nos três primeiros meses:
1o. mês – 4a. semana
Dicas:
Peça a seu médico uma orientação detalhada sobre alimentação, exercícios e outras atividades logo na primeira consulta
Tire sonecas sempre que puder e vá para a cama cedo
Evite produtos com amônia
Tome bastante água
Pode:
Exercícios moderados como alongamento, caminhada, pilates, hidroginástica e ioga.
Ter relações sexuais
Não pode:
Fumar. Pare já!
Ingerir alcoólicos.
Cafeína em excesso
Chás como canela, hortelã e boldo devem ser evitados.
2o. mês – 5a. a 8a. semana
Dicas
Não existe mágica para acabar com os enjoos, mas para minimizá-los, experimente:
comer ao acordar, antes de escovar os dentes, duas bolachas de água e sal
fazer refeições leves e pequenas, em intervalos menores
Cheirar limão
Incluir gengibre na alimentação
Usar uma pulseira anti-enjoo
Pode
Viajar de avião
Ceder aos desejos – mas não vá comer por dois! Coma alimentos saudáveis de 3 em 3 horas. Se possível, procure um nutricionista para orientá-la.
Não Pode
Ingerir muito sal e sódio
Comer alimentos crus ou mal passados
3o. mês – 9a. 12a. semana
Dicas
Passar bastante hidratante corporal e usar um sutiã com boa sustentação para evitar estrias
Evite pegar sol entre 10h e 16h e não esqueça o protetor solar para evitar manchas
Seus dentes e gengivas ficam mais sensíveis. Procure o dentista!
Cantar para o bebê. Na 10a. semana ele já começa a desenvolver os ouvidos!
Pode
Dormir de barriga para baixo, para cima ou de lado. Mas aproveite para começar a se acostumar a dormir virada para o lado esquerdo. Esta posição melhora o fluxo de sangue e nutrientes para o útero e o bebê.
Ingerir fibras, para combater a prisão de ventre
Não Pode
Fazer dietas da moda ou cortar tipos de alimento sem orientação médica
*Com informações de especialistas.